google-site-verification=v4gfVoNicq4JaILeN9gKFuBXosUUCsFUGUnufJEbRJU Mitos e Verdades sobre cuidados com a pele em diferentes idades

Mitos e Verdades sobre cuidados com a pele em diferentes idades



Entre tantos mitos e afirmações que envolvem os cuidados faciais, pode ficar confuso saber o que deve ou não ser levado a sério. Para tirar a limpo essas informações e responder algumas dúvidas frequentes sobre o assunto, conversamos com o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro. Pronta?





A pele jovem não precisa de hidratação.

Mito. Independente da idade, todo tipo de pele precisa ser hidratada. Muitas pessoas confundem a oleosidade facial com hidratação, porém as duas coisas são completamente diferentes. Quando falamos de hidratação, estamos nos referindo a quantidade de água presente nas células da derme. Já o óleo, está relacionado à produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso, é possível ter uma pele ressecada que é oleosa, já que os dois fatores não estão interligados.

“A pele mais nova geralmente necessita de uma hidratação menos intensa que a envelhecida por ser menos lesada, mas ela ainda precisa de cuidados para ficar saudável e protegida”, explica o Dr. Alberto Cordeiro.


Pele negra não precisa de protetor solar.

Mito. A proteção solar é essencial para qualquer pessoa e deve ser usada diariamente, porque, além da exposição aos raios solares e do câncer de pele, o protetor também nos preserva de queimaduras, desidratação, manchas e envelhecimento precoce.

“A melanina, que está presente em maior quantidade na pele negra, de fato ajuda na proteção contra os raios solares. Porém, sozinha, ela não é suficiente para barrar toda a ação deles sobre a pele. Por isso, é indicado aplicar diariamente o protetor solar com um fator de proteção entre 15 e 30″, esclareceu Dr. Alberto.


Quanto mais vezes lavarmos a pele oleosa, melhor. Mito. Quem sofre com a oleosidade sabe que é difícil controlar o impulso de higienizar o rosto toda vez que ele fica com a aparência viscosa. Porém, lavar em excesso a face gera o resultado contrário do desejado e as glândulas sebáceas podem acabar produzindo mais gordura.


“Esse é o chamado efeito rebote, que ocorre quando a nossa pele entende que tem algo errado e aumenta a produção de oleosidade para se proteger. O indicado é lavar o rosto apenas duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite”, explica Dr. Alberto.





A queda hormonal durante a menopausa afeta a pele.

Verdade. “As alterações hormonais fazem parte desse período da vida das mulheres e acabam influenciando também na saúde e aparência. Com a diminuição do estrogênio produzido pelo corpo, por exemplo, a pele começa a ficar mais ressecada, há perda de colágeno e flacidez. Além disso, acontece também a conversão da testosterona para dihidrotestosterona, uma variação mais ativa do hormônio, e algumas mulheres podem ter um surgimento atípico de pelos e espinhas”, explica o dermatologista.


Pele oleosa envelhece mais tarde do que a pele seca.

Mito. A oleosidade não tem nenhuma relação com o envelhecimento. O que interfere na maneira como a pele fica mais velha são fatores como a exposição ao sol, poluição, hormônios, o passar dos anos, hábitos de cuidados e, principalmente, a hidratação, que, como falamos acima, é medida pela quantidade de água presente nas células da derme.

Dormir sem tirar a maquiagem pode causar acne.

Verdade. A falta de limpeza adequada na pele acaba gerando um acúmulo de substâncias que obstrui os poros e impede que as glândulas sebáceas eliminem a gordura produzida. Como resultado, surge uma inflamação que leva ao aparecimento de espinhas. Por isso, sempre lembre de limpar o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele e um demaquilante, assim a higienização fica garantida.




9 visualizações
Cópia_de_whatsapp.png

 Terça á Sábado: 09:00 - 19:00

Tel: (11) 2941-9030 

  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

R. Antônio de Barros, 10 - Tatuapé,
São Paulo - SP, 03089-000, Brasil

® 2020 Todos Direitos Reservados por Diva Beauty e Estética. Desenvolvido por Agência x10