google-site-verification=v4gfVoNicq4JaILeN9gKFuBXosUUCsFUGUnufJEbRJU

HIDRATAR, NUTRIR OU RECONSTRUIR: COMO ESCOLHER A MÁSCARA IDEAL PARA SEU CABELO




HIDRATAR, NUTRIR E RECONSTRUIR

Cada cabelo precisa de um tratamento diferente e cada máscara tem uma função específica. De modo geral, elas são divididas em hidratação (que repõe a água nos fios), nutrição (repõe os lipídios) e  reconstrução (repõe as proteínas).  Talvez sua máscara nova não dê certo porque ela é reconstrutora quando tudo que você precisa é de apenas hidratação.


Os fabricantes fazem divisões específicas nas linhas de cuidados, alguns com produtos focados em cabelos tingidos, outros para cabelos com bastante química, mas a grande maioria informa no rótulo se o produto é de hidratação, nutrição ou reconstrução. Fique de olho na hora de comprar.





COMO IDENTIFICAR QUAL CUIDADO EU PRECISO?

Todos os especialistas com os quais conversei foram unânimes, só um profissional pode avaliar seu cabelo e sugerir um tratamento específico. Silene Olmo, especialista de Matrix, sugere que devemos procurar um profissional  que tenha especialização em tratamentos: “afinal o cabeleireiro precisa estar antenado com as novas tecnologias, mas o importante é saber qual foi o processo químico utilizado anteriormente – colorações, relaxamentos, descolorações, progressivas – para cada situação existe um tratamento a ser indicado”. Geralmente os cabeleireiros fazem muitos treinamentos e conhecem os produtos de perto, portanto, confie nele!


Porém, a técnica da Keune, Váleria Calixto, nos deu uma ajuda extra na hora de escolhermos em qual tratamento investir. Ela contou que: “uma das formas de identificar o tratamento adequado é avaliar se os fios passaram por processos químicos ou não. Quando o cabelo é natural e está em bom estado, precisa somente da hidratação a cada quinze dias.  Já se os fios passaram por colorações suaves precisam de uma máscara para manter a durabilidade da cor e prevenir o desbotamento utilizando a cada quinze dias. Se o caso for de colorações clareadoras, o cabelo precisa de nutrição para que não fique danificado, utilizando a máscara uma vez por semana. Quando o processo foi uma química com mechas, descolorações ou alisamento ele precisa de reconstrução uma vez por semana.”


QUAIS INGREDIENTES PROCURAR EM CADA TIPO DE MÁSCARA?

Nas máscaras de hidratação procure por: óleo de argan, óleo da flor da moringa, aloe vera, maracujá, proteína do trigo hidrolisada, minerais essenciais, keravis, solamer, extrato de semente de girassol.

Nas máscaras de nutrição: óleo de amêndoas, óleo de damasco, manteiga de karité, aminoácidos, proteína da seda, óleo de argan e óleos de silicone.

Nas máscaras de reconstrução: proteínas, ceramidas, arginina, soja, complexo de queratinas.


MEU CABELO NÃO TEM QUÍMICA E NEM COLORAÇÃO!

Para este tipo de cabelo, Marisete Belmonte, Gerente de Educação de Redken, indica máscara de hidratação e uma vez por mês uma reconstrução profunda pois “mesmo sendo um cabelo sem danos químicos, é importante a reposição de ingredientes que fortificam a fibra capilar”.

A Schwarzkopf salienta que todos os tipos de cabelos precisam de hidratação. O shampoo apenas limpa o cabelo e o condicionador tem uma ação de hidratação de curta duração.


MEU CABELO TEM QUÍMICA E /OU COLORAÇÃO!

Marisete indica uma linha reparadora da fibra capilar intercalada com outra com ingredientes mais hidratantes. A segunda dá mais força e emoliência, necessidades básicas do cabelo.


FAZER “TOUCA TÉRMICA” AJUDA A POTENCIALIZAR A AÇÃO DA MÁSCARA?

Aqui também houve unanimidade dos especialistas: não é necessário ativação com calor e nem expor os fios a um tempo maior do que o sugerido na embalagem. Em alguns produto, o calor pode até atrapalhar no tratamento deixando os fios muito oleosos.

Valéria Calixto conta que os produtos de “home care” podem ser usados durante o banho mesmo seguindo alguns cuidados. O primeiro é lavar bem os fios e, antes de aplicar a máscara, tirar o máximo de água do cabelos. Vale até sair do chuveiro e secar as madeixas com uma toalha. E daí sim aplicar a máscara e ficar, por cerca de 3 minutos (ou o tempo indicado na embalagem), massageando com movimento de cima para baixo, da base até pontas do cabelo sem tocar o couro cabeludo.


Outra dica importante é não deixar entrar água no pote de máscara pois isto danifica o produto. A dica é tirar o pote de dentro do box e escolher um utensílio (pode ser uma colher média de café) para fazer a retirada do creme. Ao final, sempre enxaguar bem os fios.





Fonte: Coisas Diva

7 visualizações
Cópia_de_whatsapp.png

 Terça á Sábado: 09:00 - 19:00

Tel: (11) 2941-9030 

  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

R. Antônio de Barros, 10 - Tatuapé,
São Paulo - SP, 03089-000, Brasil

® 2020 Todos Direitos Reservados por Diva Beauty e Estética. Desenvolvido por Agência x10