Como fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável


Certamente você já ouviu (ou disse) algumas das seguintes frases pelo menos uma vez na vida: “iii, meu cabelo não cresce”, “iii, meu cabelo demora para crescer”, “nossa, não vejo a hora do meu cabelo ficar gigante”, “quero muito um cabelão estilo Rapunzel”. Quem nunca? Todas nós já tivemos (ou ainda temos!) esse desejo um dia, não é verdade?! Portanto, se você é do time que quer aprender como fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável, aqui é o lugar certo. Vamos dar todas as diquinhas necessárias e, claro, falar também o que prejudica esse crescimento capilar, certo?! Então vamos lá!


Saiba como fazer o cabelo crescer rápido

O primeiro passo é ter em mente que os cabelos geralmente crescem de 1 a 1,5 cm por mês, mas que isso não precisa ser uma regra, ok?! Alguns crescem mais e outros menos. O importante é seguir práticas que fortaleçam o organismo e criem boas condições de crescimento. Ou seja, é fundamental focar em hábitos que diminuem não apenas a quebra, mas também a queda prematura dos fios. Mais adiante vamos citar todos esses hábitos.





O que afeta o crescimento do cabelo?

Muitos são os fatores que afetam o crescimento do cabelo. Dentre eles, podemos citar a gravidez e a menopausa, por exemplo. Durante a gestação a mulher está cheia de estrógeno e progesterona – hormônios femininos – que fazem com que os fios cresçam mais e com volume. Porém, após o parto há uma intensa e brusca alteração hormonal, que é quando o cabelo cai acentuadamente. Esse fenômeno é conhecido como eflúvio telógeno pós-parto e, geralmente é passageiro. Já na menopausa, a mulher para de produzir o estrógeno e a progesterona, e o cabelo tende a diminuir a velocidade de crescimento e afinar. Segundo o Doutor Valcinir Bedin, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, após os 50 anos ainda, essa velocidade cai pela metade tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, artrite reumatóide, diabetes e lúpus também podem fazer o cabelo crescer menos.


Alerta sobre o que prejudica o crescimento do cabelo

Outros fatores que também podem impedir o cabelo de crescer são:


Alimentação faz o cabelo crescer

Acredite, uma má alimentação pode custar caríssimo para o organismo e fazer com que a deficiência nutricional afete o crescimento dos fios. Por isso, é muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas como carne, peixe, leite, ovo, iogurte, entre muitos outros. Para quem não sabe, a proteína ajuda a formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo (e barba) e, quanto maior a quantidade ingerida, mais rápido as madeixas tendem a crescer.


Vícios como cigarro afetam no crescimento do cabelo

Todo mundo sabe que o cigarro é um vilão para a saúde. Ele prejudica não só o organismo como um todo, mas no que se refere ao cabelo, ele danifica, deixa os fios mais frágeis e até quebradiços. Deste modo, o ideal mesmo é parar de fumar e de ficar perto de quem fuma também, ok?!


Prender o cabelo com muita força afeta o crescimento capilar

Se você tem o hábito de prender as madeixas com muita força, é bom deixar isso de lado já! Afinal, muita pressão pode causar quebra e até mesmo a queda capilar. O hábito de prender o cabelo molhado também é péssimo e deve ser evitado. Mas atenção: um rabo de cavalo ou uma trança bem feita ajuda a exercer uma pressão moderada nos fios e, pode sim, contribuir para o crescimento dos cabelos.


Evitar chapinha, químicas, etc

O uso com frequência de aparelhos como secador, chapinha e modelador, ou de químicas como coloração, descoloração e relaxamento, faz com que os fios se partam e percam a força. Para botar um ponto final neste problema, além de tratar a saúde do cabelo através de um bom cronograma capilar, é necessário mudar alguns hábitos. Sendo assim, reduza o máximo que puder o uso de ferramentas de calor e, quando for utilizar, não esqueça de aplicar um protetor térmico – ele ajuda a proteger as madeixas das altas temperaturas.


Doenças no couro cabeludo atrapalham o cabelo crescer

Uma coisa é fato: o couro cabeludo é uma extensão da pele e, assim como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças que prejudicam a região e, consequentemente, seu crescimento. Entre as mais comuns estão a dermatite seborreica (conhecida também como caspa), a foliculite, a psoríase, a pitiriase e a alopecia. Todas elas têm tratamentos específicos e devem ser cuidadas.


Produtos que vão ajudar o cabelo crescer mais rápido

Se antes somente as misturinhas caseiras eram capazes de estimular o crescimento dos fios, hoje o que não faltam são produtinhos cosméticos cada vez mais eficientes quando o assunto é crescimento saudável. Um excelente exemplo é a Linha S.O.S Bomba da Salon Line. Ela trouxe o primeiro shampoo com crescimento comprovado do mercado em que após 15 dias de uso já é possível notar a diferença. Além dele, a linha conta também com condicionador, máscara, creme para pentear e muitos outros produtos que cuidam desde a lavagem até a finalização do hair. Vale a pena investir!


Cuidados para o crescimento do cabelo

Os cuidados devem começar na lavagem. Vamos a cada um deles!


Massagear o couro cabeludo

Uma massagem relaxante bem feita no couro cabeludo é simplesmente incrível, né?! Pois bem, ela deve ser feita durante a lavagem dos fios em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Isso aumenta a circulação sanguínea do local e favorece o crescimento dos cabelos. Se desejar, use até um esfoliante capilar. Dica: não há problema nenhum se você não lavar a cabeleira todos os dias. Neste caso, é só pentear os fios durante alguns bons minutos que já ajuda a ativar a circulação no couro cabeludo.


Atenção ao condicionador e a máscara

Está com vontade de aplicar o condicionador e a máscara direto na raiz? Nã na ni na não! Isso dificulta a circulação sanguínea no couro cabeludo e prejudica o crescimento das madeixas. Portanto, aplique esses produtinhos somente no comprimento e pontas.


Hidratação, quantas vezes por mês?

Uma rotina de cuidados com os fios contribui para um crescimento forte e saudável. Deste modo, o ideal é ao menos quatro vezes no mês (ou seja, uma vez por semana) fazer aquela hidratação power com a sua máscara preferida. Ela vai ajudar a repor água e todos os nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo. Contar com a ajudinha de cremes de nutrição e reconstrução, etapas essas do cronograma capilar, também nunca é demais e ajuda a proporcionar madeixas cheias de vida.


Usar protetor térmico

Já falamos que o protetor térmico ajuda a proteger os fios das altas temperaturas, certo?! Logo, além de melhorar o crescimento, ele também contribui para uma aparência mais bonita e saudável das madeixas. É bacana ainda fazer o uso de produtinhos com proteção UV. Eles ajudam a proteger a cabeleira da piscina e dos raios solares.


Cortar regularmente faz o cabelo crescer

Você deve estar se perguntando: “mas a saúde dos fios não começa no couro cabeludo?”. A resposta é simples: SIM, mas manter o corte em dia ajuda bastante também. Isso porque as pontas duplas e finas que aparecem ao longo do tempo podem atrapalhar o crescimento do cabelo e o ganho de peso na estrutura dele. Logo, o ideal é a cada três meses aparar as pontinhas para manter a densidade dos fios.


Evitar chapéus e bonés

Usar chapéus e bonés com frequência também não é nada legal para a raiz do cabelo. Afinal, além de abafar o couro cabeludo, dificulta o crescimento e aumenta também o risco de desenvolvimento de fungos. Ou seja, evite sempre que possível.


Sugestões de vitamina para o cabelo crescer

Além da ingestão de alimentos ricos em proteínas, a ingestão de vitaminas também é um procedimento complementar ao crescimento. Confira algumas que fazem super sucesso!


Vitamina C faz o cabelo crescer

A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis. Ela protege as madeixas de agressões diárias e evita que o sebo produzido naturalmente pelo corpo irrite o couro cabeludo. Sem contar que ainda deixa os fios superbrilhantes.


Biotina ajuda o cabelo crescer

Participa da formação da queratina – importante proteína que auxilia na fibra capilar. Além disso, a biotina ajudar a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes. Quer mais? Previne a queda prematura do cabelo.


Ferro para crescer o cabelo

Certamente é um dos nutrientes mais benéficos e completos para o corpo. Ele evita a anemia – importante causa de queda de cabelo – estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios.


Zinco e o crescimento capilar

A deficiência de zinco pode deixar os fios enfraquecidos e sua ingestão ajuda a equilibrar a qualidade do sebo que, dependendo, provoca diversos problemas capilares, como por exemplo, a dermatite do couro cabeludo.



Procurar um profissional da área dependendo do caso

Caso você siga rigorosamente qualquer um destes procedimentos e não note nenhuma diferença no crescimento, o mais indicado é procurar um médico especializado no assunto, certo?! O quanto antes for diagnosticado qualquer tipo de problema, mais fácil e eficaz será o tratamento.

Importante: pessoas com cabelos cacheados e crespos tendem a achar que seu fio demora muito para crescer. Mas, isso só acontece por conta do fator encolhimento que é característico desses tipos de curvaturas. Na real eles crescem normalmente, só é preciso ter um pouquinho mais de paciência, viu?!







Fonte: Tô de cacho

0 visualização
Cópia_de_whatsapp.png

 Terça á Sábado: 09:00 - 19:00

Tel: (11) 2941-9030 

  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

R. Antônio de Barros, 10 - Tatuapé,
São Paulo - SP, 03089-000, Brasil

® 2020 Todos Direitos Reservados por Diva Beauty e Estética. Desenvolvido por Agência x10